O NASCIMENTO DO CASAMENTO 
A maioria das sociedades antigas precisava de um ambiente seguro para a perpetuação da espécie, um sistema de regras para lidar com a concessão de direitos de propriedade, bem como a proteção de linhas de sangue. A instituição do casamento tratava dessas necessidades. A palavra casamento pode ser tomado para designar a ação, contrato, formalidade ou cerimônia pela qual a união conjugal é formado. É geralmente definido como a união legítima entre marido e mulher. Nascido na Roma antiga a tradição de identificar a mulher virgem com vestes brancas e, a celebração tinha duração de sete dias.

                                                   A FAMOSA LUA DE MEL...
A Lua-de-Mel é um momento inesquecível na vida de qualquer casal, tanto é assim que sua origem pode ser encontrada em diversos povos e culturas diferentes. Os germânicos tinham por costume, casar-se na lua nova. Durante a cerimónia de casamento, os noivos bebiam o Hidromel (mistura de água com mel) à luz do luar para propiciar boa sorte. Já em Roma, os convidados do casamento, pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que eles desfrutassem de uma vida mais doce. Os judeus preferem casar na lua crescente, pois assim acreditam ter felicidade na vida conjugal. E existe ainda uma versão mais antiga, que remonta aos tempos onde o noivo sequestrava a mulher amada, às vezes contra a sua vontade e a escondia por cerca de um mês, exatamente o período entre uma lua cheia e outra. Durante esse período, o homem oferecia à futura esposa uma bebida afrodisíaca, adoçada com mel, até que a noiva se entregasse ao noivo.

                                                      O GRANDIOSO JANTAR
A mesa tem uma extraordinária importância nas relações sociais. Sempre se celebram datas de acordos pessoais, de significado familiar, acordos históricos da vida de um país a nível nacional ou internacional com uma refeição.
Na recepção de convidados, a refeição torna-se um momento crucial. Os atrativos da recepção dependem da qualidade da comida, da apresentação da mesa e do desenrolar do serviço.
Toda encenação simboliza o poder, da cultura e porquê não da ambição social? É, portanto, parte de uma dimensão de representação estética. A condição essencial para organizar um bonito jantar é saber pôr uma mesa bem posta.
Sobre o papel da alimentação na história, é preciso salientar que o século XVIII representou um importante momento de mudanças, pois nesta época surgiram as salas de jantar nas residências das pessoas de classe alta e da burguesia abastada. Até então, comia-se no espaço doméstico comum e não havia uma sala destinada às refeiçoes. Anteriormente, a sala de jantar existia apenas em palácios reais e em castelos.
A sala de jantar surge com a mesa no centro, as cadeiras à volta e um aparador (também chamado de buffet) para apoio do serviço da refeição. A sala de jantar é um marco na vida familiar e também importante para o convívio social. Desde o seu aparecimento exigiu um cerimonial próprio. Nessa época surgiram as ricas baixelas e as iguarias se serviam com apresentações muito elaboradas.
No século XIX, desenvolveu-se a tradição do decor da gastronomia requintada. Existia o serviço à francesa, em que todas as travessas eram desde o início da refeição colocadas à mesa. Foi substituído pelo serviço à russa, no qual os empregados iam servindo e substituindo os pratos à medida que se sucediam as iguarias. Havia uma teatralização e um esplendor no requinte dos serviços. A refeição era um prazer visual tão importante como o sabor da própria comida.
Claro que tudo isso mudou. Desvalorizou-se a encenação. As refeiçoes são mais curtas e mais discretas, menos dispendiosas.
Porém, a origem dos costumes atuais à mesa tem suas raízes nesses tempos passados e, ainda, refletem muitos hábitos até hoje. Como herança, permanecem atualmente os maitre d' hôtel e os cheffs. nouvelle cousine praticada atualmente é uma reação da espetacularidade daqueles tempos.


Comentários

  1. Interessante a forma como se modernizou o casamento se pensarmos da Roma Antiga até os dias de hoje. Enquanto antes cada vez mais melhor, hoje quanto menos melhor, tudo tem reduzido e, cada dia mais se torna uma cerimônia íntima.

    ResponderExcluir
  2. Que tal falar um pouco sobre a CHUPA, ou o Pergolado que esta ai na foto??? Qual a origem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário